Gordura saudável reduz risco de câncer de próstata

Notícias

Homens com diagnóstico de câncer de próstata que substituem a gordura animal por uma dieta com gordura vegetal diminuem o risco de propagação da doença e tem mais chances de sobreviver. Esses são alguns dos resultados de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e publicado em junho de 2013 no periódico JAMA. Ele ainda afirma que homens que realizaram essa troca tiveram o risco de morte reduzido por qualquer outra causa em até nove anos.

O estudo foi feito com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata, que foram acompanhados, em média, durante oito anos. A cada quatro anos os participantes respondiam um questionário sobre seus hábitos alimentares.

Com isso, a conclusão dos pesquisadores foi que os homens que substituíram 10% das calorias que consumiam diariamente vindas de gordura animal e carboidratos por gorduras saudáveis apresentaram um risco 29% menor de morrer em consequência da propagação do câncer de próstata. Esses pacientes também tiveram 26% menos chances de morrer por outro motivo em comparação com aqueles que não fizeram essa troca.

Opinião dos especialistas

“Essa troca não beneficia somente quem tem câncer de próstata, pode ser feita por pessoas com outros tipos de câncer, doenças cardiovasculares e problemas de circulação e memória. A gordura vegetal contribui também na circulação, diminuindo vasinhos e varizes, aterosclerose, infarto e AVC e ajuda na melhora da memória”, afirma Karoline Pereira Silva, nutricionista funcional clínica e esportiva.

Karoline ainda dá algumas dicas de como substituir aos poucos alguns hábitos alimentares e melhorar sua saúde. “Temperar a salada com azeite extravirgem, fazer os alimentos assados ou cozidos e incluir linhaça dourada triturada em frutas, iogurtes ou no próprio feijão, são algumas formas de começar a substituição de forma saudável”.

Segundo Erin Richman, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Bioestatísticas da Universidade da Califórnia, o principal fato a ser aproveitado do resultado da pesquisa é que o consumo de gorduras saudáveis pode ter um efeito protetor nos homens.

O estudo ainda deixou pistas aos pesquisadores que ser obeso influencia no risco de morrer por câncer de próstata. Os próximos passos da pesquisa é apontar de que forma as gorduras saudáveis afetam diretamente os tumores da próstata.

Dieta tem que ser feita de forma saudável

Apesar dos benefícios, toda mudança alimentar deve ser feita com cuidado, pois pode causar prejuízos à saúde se realizada de forma exagerada. “As gorduras animais são fontes de nutrientes importantes, como vitaminas lipossolúveis e colesterol. A troca da gordura animal para a vegetal é benéfica desde que seja equilibrada, de acordo com o perfil de cada um”, conta a Thais Camuzzo Lara, nutricionista.

“A melhor forma para fazer esta substituição é procurar um nutricionista, que fará as adequações alimentares necessárias. De uma forma geral, o uso regular de óleos vegetais para cozinhar associado à troca das carnes com gordura aparente por carnes sem gordura já é um ótimo primeiro passo”, conclui Thais.

Fonte: Lado a Lado pela Vida


WhatsApp
Enviar via WhatsApp