Com o objetivo de acelerar a transição para o transporte neutro em carbono, a Maersk anuncia a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para atingir essa meta, as embarcações com carbono neutro devem ser comercialmente viáveis até 2030, o que exige uma aceleração em novas inovações e adaptação de novas tecnologias.
O clima é uma das questões mais importantes do mundo, e transportando cerca de 80% do comércio global, a indústria naval é vital para encontrar soluções. Até agora, as emissões relativas de CO2 da Maersk foram reduzidas em 46% (base 2007), aprox. 9% a mais que a média do setor.
Como o comércio mundial e, portanto, os volumes de embarque continuarão a crescer, melhorias na eficiência das atuais tecnologias baseadas em combustíveis fósseis não conseguirão mais do que manter as emissões nos atuais níveis, mas não reduzi-las significativamente ou eliminá-las.
“A única maneira possível de alcançar a tão necessária descarbonização em nossa indústria é uma transformação total para novos combustíveis neutros em carbono e cadeias de fornecimento”, diz Soren Toft, diretor de operações da A.P. Moller-Maersk.
A Maersk está empenhada em resolver problemas específicos do transporte marítimo, e conclama para soluções diferentes do setor automotivo, ferroviário e aéreo. Espera-se que o caminhão elétrico que ainda está por vir possa carregar no máximo 2 TEU e seja projetado para rodar 800 km com uma carga de bateria. Em comparação, uma embarcação de contêineres transportando milhares de TEUs do Panamá para Roterdã faz cerca de 8.800 km. Com a durabilidade da bateria curta e sem pontos de carregamento ao longo do percurso, desenvolvimentos inovadores são imperativos.
Dado o tempo de vida de 20 a 25 anos de uma embarcação, agora é hora de unir forças e começar a desenvolver o novo tipo de embarcação que atravessará os mares em 2050.
“Os próximos 5 a 10 anos serão cruciais. Investiremos recursos significativos em inovação e tecnologia de frota para melhorar a viabilidade técnica e financeira de soluções descarbonizadas. Nos últimos quatro anos, investimos cerca de US $ 1 bilhão e engajamos mais de 50 engenheiros a cada ano no desenvolvimento e implantação de soluções energeticamente eficientes. No futuro, não podemos fazer isso sozinhos ”, acrescenta Soren Toft.
Pesquisa & Desenvolvimento é a chave para afastar a indústria da tecnologia baseada em fósseis e ao definir essa meta ambiciosa, a Maersk espera atrair pesquisadores, desenvolvedores de tecnologia, investidores, proprietários de cargas e legisladores que ativarão o forte envolvimento, co-desenvolvimento e patrocínio da indústria a soluções sustentáveis que ainda estão para serem vistas no setor marítimo.
Em 2019, a Maersk está planejando iniciar um diálogo aberto e colaborativo com todas as partes possíveis para abordar em conjunto uma das questões mais importantes do mundo, a mudança climática.
Fonte: Revista Mundo Logística