As Secretarias Especiais de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) e da Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Economia informam que, após a conclusão de processo de avaliação sobre o modelo brasileiro de coleta de dados relativos ao comércio exterior de serviços, será promovido o desligamento definitivo do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).

A medida se insere no amplo processo de desburocratização, facilitação e melhoria do ambiente de negócios promovido pelo governo federal, e tem como norte dois princípios fundamentais da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019): a liberdade como uma garantia no exercício de atividades econômicas e a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas. Em 2019, aproximadamente 5,4 milhões de registros foram realizados no Siscoserv pelos operadores privados.

Portaria Conjunta Secint/RFB nº 25, de 26 de junho de 2020, já havia suspendido, até 31 de dezembro de 2020, os prazos para registro de operações no Siscoserv. Em vista do desligamento definitivo, os exportadores e importadores brasileiros de serviços não precisarão mais reportar as informações no sistema após o término da vigência da suspensão dos prazos prevista na Portaria.

Importa destacar que não haverá qualquer prejuízo à divulgação das estatísticas do comércio exterior de serviços que compõem o balanço de pagamentos ou às ações de fiscalização tributária. A captação de informações sobre as exportações e importações de serviços para fins de desenho de políticas públicas, divulgação estatística e fiscalização estará baseada em dados que já são atualmente apresentados ao governo, tais como os referentes aos contratos de câmbio e os previstos em outras obrigações tributárias acessórias, em linha com as melhores práticas verificadas internacionalmente a partir das recomendações do Manual de Balanço de Pagamentos e Posição Internacional de Investimento (BPM6), do Fundo Monetário Internacional (FMI).

As alterações normativas necessárias ao desligamento definitivo do Siscoserv serão editadas durante as próximas semanas pelo Ministério da Economia.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/2020/agosto-2/ministerio-da-economia-anuncia-desligamento-definitivo-do-siscoserv


Ação Social Lar Criança Feliz

A PortoEX acredita no poder da transformação e no amor ao próximo. Movida por esse sentimento apoia o Lar da Criança Feliz, uma entidade existente no município de Itajaí, desde 1989, onde atende na condição de acolhimento institucional, crianças de 0 a 12 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, atuando junto as famílias encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar, sempre com suas ações voltadas ao bem estar das crianças.

Sendo assim organizou a Ação Social PortoEX onde todos os colaboradores puderam participar, disponibilizando algumas horas da sua rotina para dedicar as crianças do Lar.

 

Conheça mais sobre este projeto, acesse www.larcriancafeliz.com.br  e faça a sua parte!


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Além de suas reuniões mensais, sempre preocupada com a qualidade e melhoria dos seus serviços, a PortoEX irá ministrar durante o mês de Setembro, treinamentos de capacitação profissional nas áreas de corpo de bombeiros, motoristas e equipe de atendimento. Continue acessando nosso site e fique por dentro das novidades e notícias do setor.


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A Mercedes-Benz apresentou ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano.

Como parte de um sistema completo na cadeia de suprimentos, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.

O veículo dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

A Vision Van se destaca pelo alto grau de interconectividade de informações e tecnologias. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.

Conectividade

A van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, ela calcula os percursos ideais para os entregadores. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo. Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.

A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar. Por exemplo, o tempo de entrega por encomenda e o tempo de parada do veículo junto à via diminuem consideravelmente. Além disso, o veículo oferece novos meios para que a entrega ocorra no próprio dia em que é efetuada a encomenda, no momento exato selecionado pelo consumidor final. Ou seja, a tecnologia garante que as falhas na entrega praticamente deixem de existir.

Fonte: www.imam.com.br


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A Scania realizou recentemente, em Paris, o Fórum do Transporte Sustentável, uma iniciativa que permitiu à empresa mostrar de que forma é que a indústria dos transportes “pode ajudar a direcionar a mudança rumo a um futuro sustentável para a sociedade”, passando de acordos globais para “ações globais”.

Kofi Annan, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, referiu durante o evento que “tornar a sociedade mais sustentável é urgente e deve ser uma prioridade para todas as empresas – em todos os setores. As empresas não podem ser bem-sucedidas numa sociedade que esteja a falhar.”

O evento reuniu alguns dos mais importantes decisores e opinion-influencers em matéria de sustentabilidade. O Acordo de Paris sobre as Mudanças Climáticas e a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 constituem grandes avanços e criam um foco comum. Mas agora também deve ser uma prioridade para todas as empresas, em todos os sectores e indústrias.

“Mais do nunca temos de mobilizar a comunidade empresarial à escala global. As empresas são as entidades mais bem colocadas, em termos tanto económicos como tecnológicos, para adotar novos padrões de produção e consumo. Deixaram de ser reativas para se tornarem proativas. É uma grande mudança, desde que se instituiu o Global Compact”, referiu Kell.

Para destacar o papel das empresas na criação de uma sociedade mais sustentável, Georg Kell, Diretor-Executivo e Fundador do Global Compact das Nações Unidas, e Andreas Renschler, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG e CEO da Volkswagen Truck & Bus GmbH, concordaram com a necessidade de firmar parcerias entre a indústria, a sociedade e a política.

Fonte: www.logisticaetransporteshoje.com