O Selo Social é um reconhecimento as empresas pelos investimentos sociais destinados ao seu público interno e externo, assim como sua regularidade fiscal, contribuindo por meio de suas ações, com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou seja (ODS).

A PortoEX recebeu o Selo Social 2017 nas categorias:

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar

ODS 4 – Educação de Qualidade

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

 

Quer saber mais sobre as Ações Sociais e Serviços? Acesse: www.portoex.com.br


A PortoEX mais uma vez marcou presença na Intermodal 2018. O objetivo foi visitar clientes, parceiros, agentes de transportes internacionais e prospectar novos negócios. A PortoEX é empresa homologada pela APM Terminals para fazer todo o transporte terrestre em um raio de 150 kms do Projeto LCL. A equipe que participou do vento foram: Marlon Marques, Michel Marques, Murilo Pereira, Uriel Corrêa e Francisco Gilailton.

 

 


Chamado de Chimera, modelo tem mais de 2 mil cavalos e vai de 0 a 100 km/h em até 5 segundos. Preparadora também fez caminhão conversível.

Os suecos da Svempas são especialistas em criar versões especiais de caminhões da conterrânea Scania. Além de produzir modelos customizados para clientes, eles também produzem veículos de exibição, os “showtrucks”. Dois deles chamam a atenção.

O Chimera foi a quarta criação da Svempas. A empresa pegou um motor V8 de 16,4 litros da Scania, que originalmente rendia 730 cavalos e instalou algumas turbinas extras. A potência logo saltou para 1.460 cavalos.

Não satisfeitos, o pessoal da Svempas foi adiante na preparação. Na segunda fase, o motor ultrapassou os 2.000 cv. O resultado é que o caminhão de quase 5 toneladas acelera de 0 a 100 km/h entre 4,6 e 5 segundos – tempo um pouco melhor do que o do carro esportivo alemão Mercedes-AMG C 43.

O Chimera também tem altura menor e traz pneus slick. Para completar o visual “invocado”, o motor e a tubulação de escape ficam à mostra.

Cabelos ao vento

Outra criação ilustre da Svempas não é tão focada no desempenho, mas sim no visual. É o Red Pearl, ou Pérola Vermelha.

O modelo, baseado em um T500, teve o teto removido e o para-brisa cortado em 35 centímetros. Isso mesmo, é um caminhão conversível, ainda que seja difícil imaginar muitos dias quentes na Suécia.

Outra modificação é na cabine, que teve o espaço entre os passageiros coberto por um material transparente, que permite ver o motor.

Mas a Svempas também trabalhou para melhorar o desempenho. O motor original, de 500 cv foi retrabalhado para entregar praticamente o dobro da potência.

Fonte: Auto Esporte Caminhões


Você sabia que hoje no Brasil já existem mais de 2 mil veículos elétricos circulando pelo país?

O carro elétrico era um veículo que há poucos anos só podia ser visto em filmes. Quem diria que veríamos rodando pelas ruas da cidade. Apesar de muito comum na Europa, esta realidade não cabe no bolso de grande parte da população brasileira, sendo muito longe de se tornar uma realidade comum, não só pelo valor mas também pela falta de estrutura. Apesar dos esforços por parte do governo em viabilizar, ainda não surtiu efeito.

A taxação de impostos de um carro hibrido ou movido a eletricidade é mais alta do que comparada a um carro movido a gasolina. Esta política do governo deveria investir exatamente na inversão deste cálculo.

Os benefícios da compra de um veículo de energia limpa só aparecem para o consumidor quando o carro ele chega as concessionárias. Um cliente que está em busca de um veículo elétrico recebe uma bonificação de 25% no valor do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Como até o momento os veículos são importados, o governo que decide qual o benefício de IPI vai conceder para a marca e modelo.

Portanto, para aumentar a entrada e circulação de carros elétricos é necessário que o governo implemente políticas que incentivem ao consumo desse tipo de energia renovável. Os benefícios para os consumidores são inúmeros, mas hoje, o custo do veículo torna a compra para o brasileiro praticamente inviável.

Você sabe como funciona um carro elétrico?

É movido basicamente por eletricidade. Existem vários modelos, e nem todos eles têm o mesmo funcionamento. Alguns são movidos pela bateria, alguns contam com tanque reserva de gasolina para recarregar a bateria por alguns quilômetros para dar mais autonomia, mas em sua maioria, todos os carros contam com o selo de emissão zero de poluentes.

Nos modelos mais populares de carro elétrico as baterias são similares as utilizadas em celulares (íon-lítio). Elas chegam a pesar 200kg para poder armazenar a energia necessário para rodar cerca de 100 km com um tanque do combustível. A vida útil delas é de aproximadamente 100 mil quilômetros.

A peça que controla a velocidade do veículo chama-se Módulo de Controle. Por ela passa a energia que vem da bateria e gerencia a aceleração do carro. Potente e sem barulhos o motor elétrico é a vida do carro, já que transforma a energia que vem da bateria em movimento.

Estes veículos só tem uma marcha e mais a ré. A medida que se acelera o carro a força gerada pela energia aumenta a velocidade, por isso são retiradas as embreagens. Ou seja, a força que movimenta o carro é proporcional a energia gerada pelo motor. Isto simplifica, e muito, o processo de direção.

Outro sistema inovador que aproveita o calor gasto para a frenagem para produzir energia. Ou seja, cerca de 90% do calor gerado pelos freios volta para a bateria, reabastecendo o sistema de energia elétrica.

Devido a todas essas mudanças e benefícios apresentados por um carro elétrico muitas montadoras já vêm apresentando seus modelos em feiras ao redor do mundo. Além de baratear os custos e trabalhar com um combustível não poluente, os carros elétricos tem uma tecnologia de ponta, mas que daqui alguns anos poderá não ser cara para ser produzida.

Atualmente existem pouco mais de duas mil amostras dessa nova tecnologia circulando pelas cidades, o que mostra o quanto o mercado brasileiro ainda está fora dessa nova proposta veicular.

As oportunidades para expandir os negócios por aqui são grandes, já que o brasileiro é adepto à novas tecnologias e gosta de consumir os produtos de qualidade que são importados. Mas dois pontos são fundamentais para a demora na popularização dos carros elétricos: o preço e a falta de suporte para o pleno funcionamento.

Os carros elétricos precisam ser abastecidos em tomadas com voltagem de 240 volts. Em uma tomada residencial o abastecimento de um tanque pode demorar até 12 horas. Nos postos ou tomadas empresariais pode demorar 8 horas. Mas nos postos rápidos espalhados pelas ruas, a recarga da bateria pode chegar a 30 minutos.

A autonomia do carro é de cerca de 100 km e a economia é muito significativa. Um carro elétrico tem um rendimento médio de 11 quilômetros por KWh, e o custo de 1KWh é de aproximadamente R$ 0,29. Colocando na balança, sem quilômetros com um carro a gasolina, sairia mais de R$ 35,00.

Quanto custa um carro elétrico

Este é um dos maiores obstáculos para a popularização dos carros elétricos no Brasil. O preço de um veículo desses é muito alto porque a tecnologia ainda é muito cara. Os três modelos mais baratos vendidos no país custam mais de R$ 100 mil.

BMW i3 – R$ 159.950,00

É o único modelo vendido no Brasil que é totalmente elétrico. Ele conta com um motor elétrico e outro a gasolina que funciona como um gerador quando o nível de bateria se aproximada da reserva.

Toyota Prius – R$ 123.950,00

Este veículo tem um motor a gasolina 1.80 com 98cv de potência e um motor elétrico com 72cv. Os motores trabalham de forma paralela e somam uma potência de 123cv. Este á o carro mais econômico no Brasil hoje.

Ford Fusion Hybrid – R$ 149.900,00

Conta com os dois motores: um a gasolina com 143cv e outro elétrico com 88KW. Juntos os motores geram uma potência de 190cv. O motor elétrico pode chegar a uma velocidade de 100km/h quando estiver funcionando de forma independente.

Fonte: www.ciclovivo.com.br

 


Você conhece o Movember?

Movember, surgiu na Austrália em 2003, é um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

O termo Movember é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa  “novembro”. A escolha do mês se une ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção ao câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que os atingem, com o objetivo de conscientizar e encorajar para a consulta médica, realização de exames regulares e tratamento desde a infância.

No Brasil, em 2008 O Instituto Lada a Lado pela Vida foi quem desencadeou a campanha. Ao longo desse mês, as ações incluem a realização de palestras, distribuição de panfletos, eventos para angariação de fundos, bem como a iluminação de monumentos. No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.

O movimento agora é permanente e contempla a saúde masculina desde a infância. Conheça melhor algumas doenças mais significativas, que merecem nossa atenção. E por meio de informação, todos possam se conscientizar dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento.

 

Infância:

Criptorquidia

Fimose

Varicocele

Infecção Urinária

Prostatite

Enorese Noturna

Refluxo Vesicoureteral

Hipercolesterolemia Familiar

 

 

 

Adolescência:

Arritmia cardíaca

Câncer de cabeça e pescoço

Diabetes

Disfunção Erétil

DST

Ejaculação Precoce

Hipercolesterolemia Familiar

Hipertensão Arterial

Infecção Urinária

Melanoma

Prostatite

 

Vida Adulta

 

Arritmia cardíaca

AVC

Cálculo Urinário

Câncer de Bixiga

Câncer de cabeça e pescoço

Câncer de Estômago

Câncer de Pênis

Câncer de Próstata

Câncer de Pulmão

Câncer de Testículo

DAEM

Diabetes

Disfunção Erétil

DST

Ejaculação Precoce

Hipercolesterolemia Familiar

HPB

Hipertensão Arterial

Incontinência Urinária

Infarto

Infecção Urinária

Melanoma

Prostatite

 

Terceira Idade

Arritmia cardíaca

AVC

Cálculo Urinário

Câncer de Bixiga

Câncer de cabeça e pescoço

Câncer de Estômago

Câncer de Pênis

Câncer de Próstata

Câncer de Pulmão

Câncer de Testículo

Câncer de Rim

DAEM

Diabetes

Disfunção Erétil

DST

Ejaculação Precoce

Hipercolesterolemia Familiar

HPB

Hipertensão Arterial

Incontinência Urinária

Insuficiência Cardíaca

Infarto

Infecção Urinária

Melanoma

Prostatite

Cuide-se ! Seja da infância a vida adulta.

 

Fonte: Instituto Lado a Lado Pela Vida


O Outubro Rosa, acontece todos os anos e visa conscientizar a população feminina e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha Outubro Rosa começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico.

Fique de olho nos sintomas:

O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.

Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama, alerta os estudos. Contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha Outubro Rosa.

Veja abaixo o que devemos fazer e quais são os sinais que devemos sempre estar atentos para poder prevenir o câncer de mama:

1. Como e onde examinar

Toda mulher deve examinar-se regularmente e o melhor momento para fazer isso é nos dias seguintes ao final do ciclo menstrual. Tudo que você tem a fazer é levantar o braço para cima e suavemente apalpar o peito nu com os dedos sendo pressionados para baixo em torno de toda a superfície da mama. Também é importante verificar as áreas em torno das axilas pois, como sabemos, é uma área crucial onde pode-se manifestar o câncer de mama.

2. Nem todo nódulo é câncer

Ao fazer o autoexame é essencial saber o que você está procurando. Devemos principalmente notar a presença de qualquer protuberância, bolinhas, nódulos. Mas se você sentir alguma coisa, isso não significa necessariamente que se trate de um câncer de mama, pois irregularidades diferentes podem ser percebidas como por exemplo, a presença de cistos benignos ou um seio naturalmente granuloso, por isso, conhecer o próprio corpo é fundamental. Normalmente, nódulos que se movem ao toque são os menos perigosos.

Deve-se sempre consultar um médico na dúvida, e fazer o auto exame mas tentando ser o mais racional possível.

3. Sintomas na pele da mama

Além de verificar a presença de nódulos, também é bom verificar visualmente a pele da mama para ver se existem variações. Os sintomas mais comuns que podem aparecer do lado de fora são uma pele ondulada, enrugada, engrossada, avermelhada, escamosa, um peito raso ou com uma reentrância.

4. Verifique os mamilos

Atenção aos mamilos. Também esta parte da mama pode estar ser sujeita à mudanças bruscas no caso da presença de tumores. Os sinais mais comuns são: dor, vermelhidão, espessamento, reentrâncias, secreções.

5. Faça exames regularmente

No caso de você ter notado quaisquer sintomas suspeitos procure atendimento médico para tirar dúvidas. Geralmente, um ultrassom ou uma mamografia deveria ser feito anualmente depois dos 40 anos mas, cada caso é um caso. Somente um especialista irá avaliar quais exames e com quanta frequência deve-se fazê-los.

No caso do câncer de mama, mas geralmente em todas as situações, é sempre bom apostar na prevenção!

Fonte: www.greenme.com.br


O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.

 

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da primavera, que começa no dia 23 de setembro.

As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies com esse hábito são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecerem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem.

Os benefícios não acabam por aí, pois as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso tudo, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

Economicamente, as árvores também possuem importância. É por meio desse tipo de vegetal que conseguimos madeira para construção de móveis e de casas e também adquirimos a celulose, que apresenta papel fundamental na fabricação de papel. Também existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos.

Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias.

Assim sendo, é fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje.

 

Curiosidade: No dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

 

Fonte Mundo Educação


Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade. A Amazônia é conhecida também por Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, pois foi quando D. Pedro I criou a província do Amazonas no ano de 1850.

A data é voltada para incentivar a reflexão sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta, pela sua riqueza de vida animal e vegetal, e por possuir diversos recursos naturais.

Os objetivos da data são: conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o meio ambiente; estimular o debate sobre os problemas atuais da Amazônia; e educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica.

É preciso discutir os impactos provocados por anos de exploração desenfreada dos recursos naturais. Por isso, faz-se necessário cuidar e preservar toda essa riqueza da Floresta Amazônica. Nas últimas décadas, a Amazônia tem sido alvo do desmatamento ilegal. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico.

Além do desmatamento, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.

Nossa homenagem ao coração do Brasil, #todospelaamazonia

Fonte: institutoamazônia.org

 

 


Preferida entre os motoristas profissionais, ela ganha equipamentos dignos de carros de passeio de luxo

 

Lançada no Brasil em fevereiro de 1997, a Sprinter completa 20 anos de história em 2017. Para comemorar, a Mercedes-Benz irá lançar uma série especial limitada a 20 unidades que será mostrada na Fenatran, entre os dias 16 a 20 de outubro.

As unidades da edição limitada vão ganhar itens inéditos na linha, como assistente de partida em rampa e câmera de ré. Um adesivo alusivo aos 20 anos da van no Brasil também integra as unidades.

 

Outros itens de dar inveja em muito carro de passeio continuam no catálogo, como o ESP Adaptativo 9i (programa eletrônico de estabilidade) e o Crosswind Assist, um assistente de ventos laterais que atua na direção com assistência elétrica para atenuar os efeitos de ventos cruzados.

 

O utilitário também pode ser equipado com controlador e limitador de velocidade, volante multifuncional, faróis de neblina com assistente direcional, airbags para o motorista e para os passageiros da primeira fileira.

 

Nessas duas décadas de história, mais de 127 mil unidades da Sprinter já foram vendidas no Brasil, segundo Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

Os preços sugeridos dos modelos são: R$ 127 mil (chassi com cabina), R$ 148 mil (furgão), R$ 186 mil (street van de 15 lugares) e R$ 208 mil (van de 20 lugares).

 

Fonte: Revista Quatro Rodas


Tag deverá ser implantada em todos os veículos registrados no RNTRC

A partir deste mês, transportadores já podem instalar a identificação eletrônica nos veículos registrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas). A chamada tag é uma exigência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), prevista na Resolução 4.799/2015. Até setembro, todos que desejarem poderão se adequar à nova norma. Depois, os transportadores deverão seguir um cronograma definido pela Agência.

A ANTT esclarece algumas das principais dúvidas sobre a instalação da tag:
O que é a tag?

A tag é um chip que emite sinais de radiofrequência. Quando o veículo passa por pontos de leitura, um sistema reconhece as informações do veículo na base de dados da ANTT. Além disso, automaticamente, outros dados relacionados ao caminhão são identificados, como documentos fiscais ou informações de trânsito.

Como será o cronograma para instalação da tag nos caminhões?

A partir de setembro, o cronograma de instalação será dividido por grupos. O grupo 1 é para veículos com placas do Distrito Federal e de Goiás; os veículos de Minas Gerais formam o grupo 2; o terceiro grupo é composto pelos veículos do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro e Espírito Santos compõem o grupo 4; o grupo 5 é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Paraná e Santa Catarina são o grupo 6; Rio Grande do Sul forma o grupo 7; e os demais estados fazem parte do grupo 8.

Onde adquirir a tag?

A tag será fornecida por Amaps (Administradoras de Meios de Pagamento para Arrecadação de Pedágios) e Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório homologadas. As empresas autorizadas pela ANTT a fornecer o dispositivo são as seguintes: Sem PararDBTransMove MaisConetCarRoadcard e Repom. Os transportadores poderão procurar qualquer uma dessas empresas para adquirir a tag. A compra pode ser feita pela internet ou em pontos credenciados. Algumas empresas disponibilizarão, também, televendas.

E quem já tem tag para pagamento do Vale-Pedágio?

Aqueles transportadores que já possuem uma tag para fins de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório, desde que estejam em perfeitas condições técnicas, poderão utilizá-las para fins de identificação eletrônica do veículo automotor de cargas. Basta realizar o procedimento de pré-vinculação. A pré-vinculação poderá ser realizada em um dos pontos credenciados ou pelo próprio transportador por meio de plataforma web ou aplicativo.

Quanto custa a tag?

A ANTT não estabeleceu um valor para tais procedimentos a fim de promover a concorrência entre as empresas, mas indicou que deveriam ser observados os valores de mercado de tais equipamentos.

 

A ANTT já fará fiscalização e poderá penalizar os transportadores que não têm tag, conforme o cronograma?

Sim, de acordo com o previsto na Resolução ANTT nº 4.799/2015. A norma estabelece que constitui infração se o veículo estiver cadastrado no RNTRC sem o dispositivo de identificação eletrônica. A multa é de R$ 550.
O adesivo de identificação do RNTRC ainda é obrigatório?

Sim. Os adesivos com o número e a logomarca da ANTT, juntamente com o QR-Code, identificam o veículo. O novo adesivo, ao contrário do anterior, fica vinculado ao veículo e não ao transportador. Assim, não será mais necessário mudá-lo a cada alteração de frota. O código QR impresso no adesivo permite uma leitura eletrônica das informações relacionadas ao veículo constantes no sistema do RNTRC (transportador ao qual está vinculado, tipo, arrendamento etc.).

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br ou pelo telefone 166.
Fonte: Agência CNT de Notícias


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